MANUAL - RAV SPORT 701
Leia atentamente antes de usar sua nova moto.
Caro usuário, parabéns pela compra de um produto de alta qualidade que te permitirá momentos de liberdade, aventura e lazer.
Os veículos elétricos RAV combinam as avançadas tecnologias do setor de mobilidade elétrica. Nossos veículos apresentam design inovador, luxo e integridade estrutural.
Para que seu veículo elétrico RAV opere em seu maior potencial, por favor leia, entenda, e siga o conteúdo disponibilizados no manual do proprietário. Se você tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato com seu vendedor autorizado.
A RAV busca continuamente a melhoria da qualidade do produto. Embora esse manual contenha as últimas informações do produto disponível no momento da publicação, podem haver pequenas discrepâncias entre o seu veículo e este manual. Se você tiver alguma dúvida sobre este manual, entre em contato com seu vendedor RAV e nós iremos resolver.
Este manual deve ser considerado como parte permanente do seu veículo e deve ficar com o veículo em toda sua vida útil, mesmo que reformado ou vendido.
A moto elétrica RAV Sport 701 foi projetada para ser elegante e casual, de um estilo único. Sua estrutura é muito simples, mas não é comum. Temos certeza que você vai adorar à primeira vista.
Confira sua estrutura e dimensões:
ACOMPANHE A ESTRUTURA DA SUA SPORT 701:
- Acelerador
- Freio
- Visor
- Luz dianteira
- Luz de direção dianteira
- Suspensão direita
- Para-lama frontal
- Suspensão traseira
- Luz de direção traseira
- Assento
- Motor
- Pedal de apoio
- Para-lama traseiro
- Luz traseira
- Tampa plástica do garfo traseiro
- Motor traseiro com pneu
- Instalação da placa
- Trava do assento
- Rodapé
- Alarme
PRINCIPAIS PARÂMETROS TÉCNICOS DA SPORT 701:
- Tamanho do produto: 2000 x 430 x 1600mm
- Roda: 1530mm
- Altura: 1600mm
- Peso: 85kg
- Especificações do pneu: 215/40-12 polegadas
- Carga máxima: 180kg
- Velocidade máxima projetada: 65-80km/h
- Alcance: 40-120km
- Toque máximo: 120N/M
- Subida máxima: 25°
- Desempenho de frenagem: Seco: <1m - Molhado: <3m
PRINCIPAIS PARÂMETROS TÉCNICOS DA BATERIA:
- Tipo de bateria: Bateria de lítio
- Capacidade: 30Ah ou 45 Ah
- Tensão nominal: 60V
PRINCIPAIS PARÂMETROS TÉCNICOS DO MOTOR:
- Modelo de motores: Cubo do motor DC sem escova
- Potência nominal: 4000w
PRINCIPAIS PARÂMETROS TÉCNICOS DO CONTROLADOR:
- Valor de proteção de limitação de corrente: 70 + 1A
- Valor de proteção de subtensão: 48 x 0,5V
PRINCIPAIS PARÂMETROS TÉCNICOS DO CARREGADOR:
- Tensão de entrada (AC): 100-240VAC50/60HZ
- Tensão de saída (DC): 67,2-5,0A
- Tempo de carregamento: 3-4h
- Passador de marcha limitadorade 3 velocidades
- Chave
- Espelho retrovisor
- Painel digital
- Controle do estágio do farol
- Botão de ré
- Luz de direção
- Buzina
PARA CONDUÇÃO:
Sempre mantenha seu corpo no centro da almofada quando pilotar sozinho, para evitar a redução de carga do pneu dianteiro e perigo causado pela vibração do guidão.
Quando pilotar com um passageiro, distribuia bem a posição dos assentos para melhor distribuição de peso e equilíbrio de quem está dirigindo.
Dirija lentamente em estradas com superfícies danificadas ou pavimentadas com cascalho. Em dias de chuva o solo molhado causará facilmente a derrapagem.
Caso haja água empoçada acumulada na estrada e ela ficar acima da caixa de células localizada embaixo do pedal, não siga pilotando, para evitar que peças elétricas sofram danos.
PARA ESTACIONAMENTO:
Ao estacionar, preste atenção aos veículos e pedestres ao redor. Estacione lentamente e nunca em um edclive. Depois de estacionar sua moto, gire o garfo da moto atrás de mais estabilidade e desligue a chave, acionando seu alarme. Recomendamos que a moto seja trancada também com um cadeado.
INDICAÇÃO DE ELETRICIDADE:
Quando a moto se ligar, uma luz indicadora de tensão será ligada no painel digital.
Ajuste da folga do freio: gire o parafuso de ajuste localizado entre a alavanca do freio e o tubo do guidão usando uma chave Allen de 2 mm, ajuste a folga entre as pastilhas de freio e disco de freio até que a sensação de sua mão esteja confortável.
Substitua a pastilha de freio: realize a substituição quando as pastilhas estiverem gastas por mais de 1 mm ou o parafuso de ajuste das pastilhas estiver na posição final, também a cada meio ano. Ao substituir as pastilhas de freio, pressione uma das pastilhas de freio usando uma chave de fenda para liberar espaço para retirar a outra pastilha de freio. Após a substituição é necessário retornar o parafuso de ajuste à uma posição que deixe sua mão confortável.
Período de amaciamento: o amaciamento da superfície do freio a disco precisa de um certo tempo. Após o amaciamento completo, a força de frenagem aumentará significativamente. A primeira semana que você usa um novo freio a disco é o período de amaciamento. Durante esse tempo não freie com muita força, caso contrário poderão ser causados danos irrecuperáveis à pastilha de freio e corpo do freio. O método correto é frear ligeiramente durante a condução, de modo que haja fricção adequada mantida entre as pastilas e o freio a disco.
Substituição do óleo: nossa moto adota o uso do óleo mineral, que deve ser substituído de 2 a 3 anos em geral. Quando sentir o manípulo de travagem muito fraco, substitua o óleo usando um injetor.
Não use óleo lubrificante ao redor do freio a disco e pastilhas de freio, bem como paquímetros. Não toque na superfície do freio a disco e nas partilhas de freio com as mãos.
Recomendamos o cuidado para não molhar um freio novo, para evitar uma pequena quantidade de lubrificação na golfa de montagem.
O freio a disco hidráulico a óleo tem forte força de frenagem. Recomendamos que antes da condução o piloto teste algumas vezes e se acostume com o modo de frenagem da Sport 701 de modo a se adequar à diferença do freio comum de outras motos, o que pode resultar em ferimentos por travamento das rodas.
SOBRE O CARREGAMENTO DA SPORT 701:
Ao carregar, conecte primeiro o plugue na entrada da moto e depois na rede elétrica. Quando o carregamento estiver completo, siga o padrão de desligamento primeiro na rede elétrica e depois na moto. Durante o carregamento normal a luz indicadora se manterá vermelha. Quando totalmente carregado, se tornará verde.
Se a temperatura ambiente de carregamento estiver muito alta, a luz vermelha piscará, o que indica que o carregador está no estado de proteção de temperatura. Por favor, leve o carregador até um local fresco ou bem ventilado. Quando a temperatura interna de carga diminui para 60°C o carregador voltará ao normal e o carregamento poderá ser retomado.
Carregar sua moto em um espaço fechado ou sob sol escaldante ou alta temperatura é estritamente proibido. Não coloque o carregador no em cima do assento ou embaixo do banco para carregar.
Durante o carregamento, se a luz indicadora estiver anormal ou ouver qualquer cheiro incomum, tão quanto a caixa de carregador muito quente, pare o carregamento imediatamente.
Não desmonte ou substitua o carregador entregue pela RAV.
Não use o carregador em um ambiente com gás inflamável, podendo haver explosão ou incêndio.
Não coloque o carregador perto de fontes de água ou molhe-o, podendo haver choque elétrico.
SOBRE A BATERIA DA SPORT 701:
A bateria da moto é removível, necessitando de alguns cuidados com a célula de bateria em si.
Certifique-se de carregá-la usando o carregador original da moto. Carregadores irregulares ou não originais podem reduzir a vida útil ou invalidar a célula de bateria.
A célula totalmente descarregada (0% de bateria) pode ser carregada com mais de 95% da eletricidade em 5h, e pode ser completamente carregada em 8h. Nunca deixe a bateria se esgotar para garantir uma entrega e uma boa vida útil da célula.
Durante o carregamento nenhuma extremidade (positiva ou negativa) pode ter contato com metal.
Se a moto for deixada por mais de um mês sem uso, a eletricidade da célula será reduzida em cerca de 55%. Recomendamos carregá-la antes de qualquer tipo de uso.
Nenhum tempo de carregamento pode ser inferior a 3h.
REALIZANDO A DESCARGA DA BATERIA:
Não use a célula de bateria em modelos diferentes do que a Sport 701.
Ao ocorrer um curto-circuito, o sistema de gerenciamento da moto fornecerá um passo de segurança. A peça do fusível conectada em série com a linha de energia se fundirá, dando proteção dupla para a sua bateria, um estágio de segurança. Cerca de 2 minutos após o curto-circuto ser liberado e a peça for substituída, a célula funcionará normalmente.
Danos ou mal contato no painel, motor, buzina, iluminação, instalações, etc. da moto fará o consumo da bateria ser mais alto e a célula descarregará em alta corrente.
ARMAZENAMENTO:
Caso seja necessário um armazenamento prologando (mais de um mês em uso), é recomendável carregar a célula com 60% a 80% de bateria. Durante o armazenamento é necessário o carregamento da célula a cada 3 meses, e antes de cada uso, até ela voltar à programação de uso normal.
A célula deve ser armazenada em um ambiente fresco e seco.
Confira sua moto toda vez antes do uso.
- Verifique a moto em um local iluminado e seguro antes de ligá-la.
- Procure por alguma peça anormal ou danos visíveis no corpo da moto.
- Verifique a pressão de ar dos pneus antes da operação do veículo.
- Verifique se há danos, rachaduras ou objetos incorporados à superfície do pneu.
- Se o ressalto de um pneu estiver gasto por 2/3, substitua o pneu.
- Confira se a direção não está muito apertada ou solta. Ouça o barulho, gire o garfo.
- Se achar que a direção está muito vazia ou ouvir barulhos, significa que algo está errado.
- Contate seu revendedor imediatamente (se na garantia) ou seu mecânico de confiança.
Atenção! Certifique-se de que a chave esteja desligada antes de realizar as verificações operacionais para evitar partidas acidentais.
RAV, uma marca brasileira que garante, conforme descrito neste documento, o produto RAV ao comprador de varejo original, desde que o produto tenha sido adquirido através de um revendedor autorizado RAV e a compra seja registrada dentro de 30 dias da venda.
Os produtos RAV têm garantia legal por um período de 3 (três) meses e adicional de 9 (nove) meses a partir da data da compra para ter mão de obra ou quaisquer peças defeituosas do fabricante gratuitas, excluindo o seguinte:
- Danos à pintura da moto.
- Painéis do corpo rachados ou danificados.
- Baterias (com garantia de fabricação).
- Pneus (garantia pelo fabricante).
- Motores queimados.
- Atestando-se mau uso.
CUIDADOS NO MANUSEIO DAS BATERIAS
Atenção! O eletrólito da bateria é venenoso e perigoso, podendo causar queimaduras graves, etc. Contém ácido sulfúrico. Evitar contato com a pele, olhos e roupas. Caso ocorrer contato ou ingestão acidental, considere:
CONTATO EXTERNO: Lavar com água.
CONTATO INTERNO: Beber grandes quantidades de água ou leite. Seguido de leite de magnésia, ovo batido ou óleo vegetal. Procure um médico imediatamente.
CONTATO COM OS OLHOS: Lave com água corrente por 15 minutos e obtenha assistência médica imediata.
As baterias produzem gazes explosivos. Mantenha faíscas, chamas e cigarros longe. Certifique-se que esteja ventilado ao carregar ou usar em espaço fechado. Sempre proteja os olhos ao trabalhar perto de baterias.
Limpe a parte superior das baterias com água com gás, se necessário, para remover a corrosão.
Não permita que o material de limpeza entre nas células da bateria.
CUIDADOS NO CARREGAMENTO
Leia e entenda o manual fornecido antes de carregar as baterias.
As baterias fornecem energia para o seu carro elétrico e devem ser conservadas e recarregadas adequadamente para obter o máximo desempenho e vida útil.
Atenção! O gás hidrogênio explosivo é produzido enquanto as baterias estão sendo carregadas. Carregue as baterias apenas em áreas bem ventiladas.
Veja a seguir um resumo das etapas de carregamento. Não tente carregar as baterias do seu veículo sem ler e entender completamente o manual.
Conecte o cabo carregador primeiramente em seu carro, para depois ligá-lo na rede de energia. Não desconecte o cabo de saída da bateria enquanto o carregador estiver ligado na tomada, podendo haver risco de explosão.
Use carregador de bateria que sejam usados apenas para este veículo.
O carregador desligará automaticamente quando a bateria completar carga máxima.
REABASTECENDO A BATERIA
As baterias precisam ser abastecidas periodicamente.
Use apenas água destilada ou deionizada. Água mineral ou água de torneira podem conter contaminantes que danificam a bateria a longo prazo, diminuindo sua vida útil.
Não exceda o limite de água recomendado.
Adicione água suficiente para cobrir as placas, conforme imagem.
Comece com o cliente – descubra o que eles querem e entregue a eles.